e-mail
areaRestrita
O nosso aluno faz a nossa história.
Positivo
Um jeito simples de ensinar

Uma pessoa simples, de sorriso fácil, que transmite sinceridade e paz no olhar. Assim é Maria Terezinha Pereira, a Dona Terezinha, como é conhecida. Com 58 anos de idade, sendo 16 deles dedicados à ESCOLA DANIEL BERG, Dona Terezinha é a funcionária mais antiga da Instituição.

 

Durante 16 anos, Dona Terezinha, que cursou apenas o ensino de 1ª a 4ª série, fez parte do grupo da limpeza, formado por sete funcionárias, que com muita dedicação, trabalham para manter a escola limpa, tornando-a um local agradável de estar. Recentemente foi transferida de setor. Passou a ser responsável por inspecionar a portaria dos banheiros dos alunos do ensino fundamental. “Gosto de trabalhar aqui na escola. Todos me tratam muito bem”, disse. Mesmo quando é preciso chamar a atenção dos alunos, segundo ela, não há problema.  “Quando vejo alguma coisa errada, falo com eles com jeito e na mesma hora me atendem”, conta.

 

Dona Terezinha não é professora, mas tem muito para ensinar. Questionada sobre a melhor forma de se comportar no ambiente de trabalho, ela explica que cumpre as ordens determinadas, trata todos com decência, respeito e paciência. “Sabendo conversar com as pessoas tudo vai bem, mas com brutalidade a gente não chega a lugar nenhum”, disse. 

 

Afirmando que pretende trabalhar na escola até o dia em que se aposentar, Dona Terezinha disse que se sente muito feliz com o tratamento recebido no local, tanto de diretores, quanto de funcionários, alunos e ex-alunos. “Às vezes, pessoas adultas que não sei quem são, aparecem na escola ou me encontram na rua, me abraçam com carinho, falam que estudaram aqui e perguntam se me lembro delas”, conta.

 

Quando se pergunta sobre Dona Terezinha nos corredores da escola, os comentários são muito parecidos. “Gosto dela porque ela sorri para mim”, disse a aluna do 1º ano do ensino fundamental, Elisa Batista Vieira. Emilly Vitória Martins do Prado, do 4º ano, também destaca o sorriso de Dona Terezinha. “Chego, falo bom dia e ela, como sempre, me responde sorrindo”, afirmou. Ana Beatriz Rodrigues Siqueira, do 4º ano e Laura Thawany de Souza Santos, do 6º, têm a mesma opinião. “Ela é sempre muito legal e atenciosa com a gente”, afirmam.

Fonte: Eli Batista - Assessora de Imprensa