Os
alunos do 5º ano X aprenderam sobre o sistema respiratório, na disciplina de
Ciências, com um pulmão de animal de verdade. A atividade faz parte da
programação normal de aulas da escola, com base nas apostilas do Sistema de
Ensino Positivo.
A professora Luzia da Conceição Sales
Mackievicz, disse que os professores gostam de realizar atividades no
laboratório da escola, porque os trabalhos práticos são memorizados com mais
facilidade pelos alunos. “Em cada capítulo o aluno tem uma experiência nova,
além da lousa e da apostila”, disse.
Os alunos ficaram eufóricos com a aula.
Nayla Caroline Santos Silva disse que aprendeu muitas coisas sobre as traquéias,
os brônquios e os alvéolos. “Gosto dos trabalhos no laboratório, porque vou ser
médica e preciso aprender essas coisas”, disse.
Paulo Sergio Silva também aprendeu
detalhes sobre o sistema respiratório. “Pude ver que os bronquíolos são bem
fininhos e ficam na ponta das bolsas chamadas alvéolos pulmonares e que dentro
do pulmão tem uma camada meio mole esponjosa. Agora sei também que a parte
esquerda é menor que a direita”, disse.
Pedro de Oliveira Nunes Neto também conseguiu entender melhor o funcionamento do sistema respiratório com a aula com um pulmão de verdade e quer repetir a experiência. “No laboratório a gente prende mais, porque praticamos o que aprendemos. Deveria haver mais aulas como essa”, disse.