Mais de 110 alunos da Escola Danel Berg fazem alistamento eleitoral durante atendimento do programa ‘Meu Voto, Meu Poder’
Ação do TRE-RO levou emissão do primeiro título de eleitor até a Escola Daniel Berg.
Mais de 110 estudantes da Escola Daniel Berg, em Cacoal (RO), fizeram o alistamento eleitoral nesta segunda-feira (18) durante o programa “Meu Voto, Meu Poder”, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO).
A ação foi voltada para alunos do Ensino Médio, a partir de 15 anos, e montou guichês de atendimento dentro da escola. No local, os adolescentes puderam realizar o cadastro e emitir o primeiro título de eleitor.
Segundo o desembargador eleitoral Daniel Ribeiro Lago, o objetivo é aproximar os jovens do processo democrático.
“A escola é onde formamos o cidadão, e é daqui que sairá o futuro desse país. Nada melhor do que dialogar com os alunos, com os professores, e trazer eles para dentro do processo eleitoral”, afirmou.
A estudante Isabela Cristina Silva, de 16 anos, aproveitou a oportunidade para tirar o título. Para ela, o atendimento no ambiente escolar facilitou o processo.
“Eu estava até pensando em tirar o título, mas sempre que a gente tenta ir, está fechado ou temos outros compromissos. Então é muito importante eles virem até a escola, porque até incentiva a gente a votar. Estou animada por ser a primeira vez que vou participar de uma eleição”, disse.
A diretora da escola, Cláudia Lutchenberg, destacou a importância da iniciativa para despertar nos jovens a consciência sobre o papel do voto.
“Antes de emitirem o título, os alunos ouviram uma palavra de conscientização sobre a importância do voto. Esse atendimento torna o processo mais humanizado e ajuda os adolescentes a entenderem a responsabilidade que têm nas mãos de definir o futuro do país”, afirmou.
Além da emissão do documento, os estudantes também participaram de uma palestra com o desembargador Daniel Ribeiro sobre cidadania e a importância do voto.