A Escola Daniel Berg completa 25 anos de história em Cacoal, no dia 14 de fevereiro. A escolinha simples, que iniciou suas atividades em pequenas salas cedidas pela Igreja Evangélica Assembléia de Deus, cresceu, e se transformou numa instituição forte, se consolidando entre as principais escolas de ensino infantil, fundamental e médio do Estado de Rondônia.
No início eram apenas 114 crianças. Hoje há em torno de 1.500 alunos matriculados e todos os anos a lista de espera se mantém maior do que a oferta de vagas.
A instituição foi criada pela Igreja Assembléia de Deus, que continua sendo sua mantenedora. Já nos primeiros anos de funcionamento adotou o Sistema de Ensino Positivo. Entre as áreas de atuação da escola, estão também os cursinhos pré-vestibular, além de cursos de Graduação e Pós-graduação a distância.
Mais do que educação de qualidade
Citando o provérbio “Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele”, o pastor Nelson Luchtenberg, diretor geral da instituição, disse que o objetivo da Escola Daniel Berg é o de oferecer mais do que uma educação de qualidade. Ele afirmou que, ao receber um aluno, a instituição assume também, diante da família, a responsabilidade de trabalhar os princípios morais com essa criança,
“ensinando-a, inclusive, o que é família e o que convém e o que não convém”. A ideia, segundo ele, é a de manter uma filosofia cada vez mais firme e responsável, “porque sabemos que lá em casa tem uma família que depositou em nós confiança”.
Se referindo aos resultados positivos obtidos pelos alunos no momento de ingressar no curso superior e posteriormente no exercício da profissão, Nelson Luchtenberg disse que se sente muito feliz quando encontra ex-alunos dentro e fora do Brasil, atestando a educação de qualidade que receberam na Escola Daniel Berg. “É muito comum durante nossas viagens, encontrarmos pessoas sorrindo para nós, que chegam, nos cumprimentam e informam que foram nossos alunos e que se estivessem no nosso município, seus filhos também estariam estudando com a gente”, lembra.
Mantendo a tradição
Ao falar sobre os 25 anos da Escola Daniel Berg, a diretora pedagógica Ivonete dos Santos Luchtenberg disse que se sente feliz, não apenas com o resultado obtido por seus alunos no momento de ingressar na faculdade, mas também pelo crescente índice de matrículas de filhos de ex-alunos. “Nosso sentimento ao recebermos essas crianças é de uma família tradicional e ao mesmo tempo de uma instituição que está conseguindo realizar um trabalho a contento”, disse.
A diretora afirmou também, que além de educação de qualidade, a escola não abre mão de transmitir ensinamentos bíblicos. “O ser humano tem um vínculo natural com Deus e quando não preenche esse espaço da maneira certa, procura outra forma de por fim a esse vazio, então procuramos proporcionar a nossas crianças orações, cânticos e leituras bíblicas, de forma que ela se encontre e se sinta feliz”, disse.