e-mail
areaRestrita
O nosso aluno faz a nossa história.
Positivo
Adolescente indígena é uma das primeiras em vestibular

 

 

         A adolescente Walelasoepilemãn  Cristóvão Suruí, de 17 anos, aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Daniel Berg, de Cacoal, foi aprovada em décimo lugar no vestibular de medicina veterinária 2015/2 da Facimed. Walelasoepilemãn, que já havia sido aprovada um ano atrás para o curso de direito, está satisfeita com os resultados obtidos. “Fiz esses vestibulares somente para testar meus conhecimentos”, disse ela, acrescentando que quer mesmo cursar relações internacionais.

 

Filha de um índio e de uma não indígena, Walelasoepilemãn fez o ensino fundamental numa escola pública do distrito de Riozinho. Posteriormente passou a morar em Cacoal e há oito anos estuda na Escola Daniel Berg. Sobre seu aprendizado na escola, a adolescente disse que considera normal. Sua maior dificuldade, segundo ela, é na área de exatas, mas nada que não possa ser resolvido com muita dedicação. “Acredito que todos têm sua capacidade, independente de questões culturais”, disse. 

        

Quanto a aprovação em décimo lugar, a frente de outros 99 candidatos aprovados em primeira e segunda chamada, mesmo ainda estando cursando o ensino médio, a adolescente admite que isso a deixou satisfeita. “É uma boa colocação, porque foi um vestibular com muitos inscritos”, disse.

 

         Sobre a escolha pelo curso de relações internacionais, a adolescente disse que se identifica com a área e que convive com política desde criança, por causa do trabalho do pai, o índio Almir Suruí, conhecido internacionalmente. “Quero fazer relações internacionais em Brasília, voltada à política.  Gosto de falar, de debater”, disse.

 

Fonte: Fonte: Eli Batista – Assessora de Imprensa