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ESCOLA DANIEL BERG recebe Mostra Científica Literária

       Cerca de 180 alunos participaram nesta quinta-feira (30) da 1ª Mostra Científica Literária, realizada na ESCOLA DANIEL BERG. Foram apresentados trabalhos com abordagens desde o Trovadorismo ao Naturalismo Literário. A Mostra faz parte do Projeto Língua, Linguagem e Literatura, desenvolvido desde 2013, pelo Grupo de Pesquisa Práticas Discursivas na Amazônia, do campus do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), em Cacoal, em parceria com a Escola Daniel Berg e o e o Instituto Abaitará, de Pimenta Bueno.

       A diretora pedagógica da ESCOLA DANIEL BERG, Ivonete Luchtenberg, disse que além de possibilitar ao aluno a oportunidade de medir e melhorar seu nível de conhecimento, o projeto também o motiva a receber bem aquele que está vindo de outra instituição. “Hoje os da nossa escola estão recepcionando e avaliando, mas no próximo encontro são eles que serão recepcionados e avaliados pelos do IFRO”, explicou.

       O professor Sérgio Nunes de Jesus, coordenador do projeto, disse que um dos principais objetivos é o de integralizar o Ensino Médio das escolas envolvidas, a partir da interação científica entre a Educação Básica e o Ensino Superior. O projeto é dirigido, Inicialmente, ao Ensino Médio do IFRO, da Escola Daniel Berg e do Instituto Abaitará. “Queremos que os alunos reconheçam a importância da Ciência como suporte no desenvolvimento não só intelectual, mas também como interação sociocultural ao longo da vida profissional e cotidiana”, disse Sérgio. Segundo ele, a parceria entre o campus do IFR0 e a ESCOLA DANIEL BERG, está possibilitando a realização de diversas atividades que fazem a diferença no âmbito educacional, quebrando barreiras entre o público e o privado e contribuindo para a Educação Básica Nacional.

        O diretor do campus do IFRO em Cacoal, Davys Sleman de Negreiros, disse que o objetivo em comum das três instituições envolvidas, é o de melhorar a qualidade da educação. “Com este trabalho estamos trazendo ao ensino médio um nível de linguagem que eles só teriam acesso no ensino superior”, disse.

          A aluna do IFRO, Clariza Maria dos Santos, disse que o projeto está contribuindo não só para o seu desenvolvimento como aluna, mas também como pessoa. “Há uma troca de conhecimentos muito positiva”, disse.  A aluna do DANIEL BERG, Natalia Lermen Ghellar, também afirmou que o projeto representa a abertura de novos horizontes para os alunos envolvidos. “É importante participarmos desse projeto, porque assim estaremos preparados para a apresentação de trabalhos científicos, quando chegar nossa vez”, explicou.

Fonte: Eli Batista – Assessora de Imprensa da ESCOLA DANIEL BERG